junho 12, 2024
Panamá Viagem de Negócios

Panamá se destaca com crescimento acelerado do PIB na América Latina em 2022

De acordo com a Fenafisco (Federacao Nacional do Fisco Estadual e Distrital), em meio a um cenário de lento crescimento econômico na América Latina, o Panamá sobressai, de acordo com o mais recente relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), ligada à Organização das Nações Unidas. Contra uma média de crescimento de 1,8% para o continente em 2022, o país centro-americano registrou um impressionante crescimento de 6,3%, liderando a lista dos países com o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na região.

Em breve teremos a 3ª edição da imersão de negócios ao Panamá, com visitas técnicas a empresas, networking internacional de negócios e atividades com membros da embaixada do Brasil. Clique aqui agora para mais informações.

O relatório da Cepal aponta que a América do Sul registrou crescimento abaixo da média, de apenas 1,5%, enquanto as economias da América Central, juntamente com o México, exibiram um crescimento mais robusto, de 2,3%. Já os países do Caribe, excluindo a Guiana, registraram um crescimento expressivo de 4,7%.

Dentre os países latino-americanos, o Brasil, que é a maior economia da região, apresentou o menor crescimento, com um modesto 0,4%, posicionando-se abaixo do Haiti, com 0,6%, e do Paraguai, com 0,7%. Além do Panamá, as economias que mais cresceram neste ano foram a República Dominicana (5,3%), Venezuela (5%), Colômbia (4,8%), Guatemala (4,2%), Honduras (4,1%), Uruguai (3,9%), Costa Rica (3,7%) e Bolívia (3,5%).

O relatório da Cepal não fornece explicações detalhadas para as performances individuais de cada país. No entanto, o documento destaca a perturbação econômica provocada pelo conflito armado na Europa e o ajuste monetário em países desenvolvidos, que intensificaram as condições financeiras globais adversas, como possíveis influências no desempenho econômico do continente como um todo.

Neste cenário complexo, o forte crescimento do PIB do Panamá destaca o país como um exemplo de resiliência e potencial econômico na América Latina. Esse desempenho notável do Panamá é um sinal de que, apesar dos desafios econômicos globais, ainda existem oportunidades para crescimento robusto e desenvolvimento na região.

Em breve teremos a 3ª edição da imersão de negócios ao Panamá, com visitas técnicas a empresas, networking internacional de negócios e atividades com membros da embaixada do Brasil. Clique aqui agora para mais informações.

Depoimento Felipe Valente Jornal O Estadão

Depoimento Vale do Silício – Fernando – Empresário do setor Têxtil

Depoimento Vale do Silício – Getúlio MEEP (Empresário de Orlando – USA)

Em breve teremos uma nova edição da imersão de negócios ao Panamá, com visitas técnicas a empresas, networking internacional de negócios e atividades com membros da embaixada do Brasil. Clique aqui agora para mais informações.

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *