setembro 23, 2025
Dicas Úteis

Franquias brasileiras miram o mercado global com modelos enxutos e adaptáveis

Acquazero, Lavateria e Lave & Pegue Lavanderia apostam na internacionalização com estratégias personalizadas para atender perfis de investidores e culturas locais

 O movimento de internacionalização das franquias brasileiras vem ganhando força, impulsionando modelos de negócios enxutos, tecnologias e forte apelo operacional. Redes como a Acquazero, Lavateria e Lave & Pegue Lavanderia, já são marcas referências em franquias no Brasil, e que ampliaram suas fronteiras com estratégias próprias para alcançar novos mercados internacionais e perfis de consumidores.

Todas as marcas mostram que a internacionalização não é apenas uma tendência, mas uma realidade acessível a negócios que combinam inovação, padronização e suporte frequente.

Participe do nosso grupo com mais de 900 empresários e advogados onde compartilhamos conteúdo sobre: Holding, Offshore, abrir empresa no exterior, abrir conta bancaria no exterior e expansão internacional, clique aqui e solicite seu acesso.

Lavateria: modelo validado no Brasil e expansão acelerada em Portugal 

Lavateria contém 13 unidades comercializadas em Portugal, e vem sendo um exemplo de adaptação de modelo brasileiro para o mercado europeu, usando inteligência e respeito às particularidades locais. O CEO e fundador, Leandro Silva, identificou uma oportunidade ao perceber a carência de opções de lavanderia self-service com padrão elevado em Portugal. A escolha pelo país português como porta de entrada para a Europa levou em conta as afinidades culturais e linguísticas, além de um mercado que já tem familiaridade com o conceito de lavanderias automatizadas.

Para atender no exterior, o modelo da Lavateria passou por adaptações significativas – desde os meios de pagamento, como o MB Way, cartão fidelidade digital, ajustes na comunicação e suporte técnico local.

Atualmente a marca conta com modelos diferenciados para cada investidor, o principal é o modelo já utilizado no Brasil, onde a operação é realizada de acordo com as diretrizes padrões de atendimento, com o franqueado realizando e acompanhando a obra. Há também o “Modelo Chave”, onde o investidor não precisa se preocupar com nada referente a obra, sendo a franquia responsável por todo o processo. Trata-se de um modelo muito utilizado por quem não está em Portugal. Outro modelo disponível é a “Administração para o franqueado”, onde a franqueadora realiza desde a manutenção do dia a dia da loja ao crescimento da mesma, onde o investidor não precisa nem mesmo residir em Portugal.

Contendo um investimento inicial a partir de 37 mil euros + IVA, faturamento médio de 6 mil euros e lucratividade de até 60%, o modelo tem atraído principalmente investidores de multinegócios. O sucesso, com expectativa de chegar a 40 unidades internacionais em 2025, inclui novas operações na Espanha e na França.

Além do suporte contínuo que a empresa oferece, sendo ele presencial e remoto, a Lavateria utiliza plataformas de gestão personalizadas e mantém uma equipe dedicada em Portugal, fortalecendo ainda mais o relacionamento com os franqueados e a reputação da marca no exterior.

A franquia internacional solicita royalties fixos de 300 euros e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

Participe do nosso grupo com mais de 900 empresários e advogados onde compartilhamos conteúdo sobre: Holding, Offshore, abrir empresa no exterior, abrir conta bancaria no exterior e expansão internacional, clique aqui e solicite seu acesso.

Acquazero aposta na internacionalização e chega a Portugal em 2026 

 Acquazero, rede de franquia especializada em serviços automotivos sustentáveis, pretende inaugurar sua primeira unidade internacional em 2026 em Portugal. O ponto de partida para essa internacionalização foi definido após um grande estudo de mercado realizado pelo CEO da marca, Henrique Mol, que vem avaliando oportunidades e desafios em diferentes países. A escolha por terras portuguesas levou em consideração a cultura e língua, além do grande potencial de crescimento no setor.

A adaptação da rede para a inauguração em outro país exigiu ajustes com cuidados, visando as diferenças culturais, adequação às regulamentações locais, ajustes logísticos e desenvolvimento de treinamento híbridos para os franqueados. Apesar de todos esses desafios, a franquia manteve sua estrutura de suporte internacional semelhante à brasileira, com equipes dedicadas a treinamento, consultoria, marketing e suporte técnico.

O modelo de expansão internacional começará com franqueados diretos, permitindo maior controle das operações. Depois que esta estiver consolidada, a empresa planeja evoluir para masterfranquias e parcerias com investidores locais, sempre alinhados aos valores da marca.

Os valores da franquia em Portugal incluem taxa de franquia de 20 mil euros, royalties mensais de 550 euros e taxa de propaganda de 150 euros, com suporte tecnológico adicional pelo sistema AcquaOn por 99 euros.

Lave & Pegue Lavanderia prepara entrada internacional 

 

Fundada com o propósito de ser um modelo mais simples, tecnológico e escalável, a Lave & Pegue Lavanderia está prestes a dar o seu primeiro passo fora do Brasil. A demanda por internacionalização surgiu de maneira espontânea, com visitantes estrangeiros que conheceram as unidades da marca no país demonstraram um grande interesse em replicar o modelo em lugares como Argentina, Portugal e Estados Unidos.

A proposta tem um viés inovador, que une estrutura automatizada com atendimento assistido, e vem despertado atenção justamente por ser diferente da maioria das outras, que são focadas apenas no autoatendimento. A empresa tem estudado adaptar esse diferencial às culturas locais, respeitando os hábitos de consumo em cada região.

O plano de expansão internacional está prevendo uma atuação por meio de parcerias com investidores locais ou masterfranqueados, especialmente em mercados mais fortes em franchising.  Mesmo sem operação atualmente ativa no exterior, a rede já estrutura uma equipe multilíngue, materiais adaptados e sistemas de suporte remoto, com dashboard de gestão, IA integrada e plataformas de treinamento online.

A primeira unidade em solo internacional será no Chile, e, está prevista para ser inaugurada ainda em 2025, com foco em validar o modelo e construir uma expansão consistente. As métricas atuais observadas incluem volume de leads qualificados, potencial de viabilidade e estimativas de ROI por país.

A Lave & Pegue Lavanderia aposta em um modelo replicável, com alta eficiência e uma atratividade para novos investidores, que buscam uma franquia com solução moderna e com diferencial de atendimento. A internacionalização da rede marca o início de uma nova fase, com a simplicidade e a inovação caminhando lado a lado com foco em mercados globais.

Participe do nosso grupo com mais de 900 empresários e advogados onde compartilhamos conteúdo sobre: Holding, Offshore, abrir empresa no exterior, abrir conta bancaria no exterior e expansão internacional, clique aqui e solicite seu acesso.

Internacionalização: estratégia, adaptação e suporte como diferenciais competitivos

As marcas mostram que a internacionalização não é um caminho exclusivo para redes maiores, mas sim uma possibilidade concreta para negócios que entregam valor, padronização e flexibilidade para entender os mercados internacionais.

Com investimentos em tecnologia, suporte remoto e modelos de operação que se moldam aos perfis dos investidores internacionais, as três redes de franquias têm se tornado referência em seus ramos, representando o potencial das redes de franquias brasileiras de conquistar o mundo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Andreza Sandrin – (17) 99171-1771 – producao@fatoseideias.com.br

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *